terça-feira, 26 de junho de 2012

Noé andava com Deus!

Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. (Gênesis 6: 9)

A Bíblia afirma que a maldade dos homens havia se multiplicado por sobre a terra de tal forma, que o Senhor se arrependeu de ter criado o homem. Era tempo de grande violência e desregramento. Os homens não respeitavam a vida de seus iguais. Eram violentos em todos os sentidos. A luxúria e a falta de respeito eram enormes.

Hoje, as notícias de crimes terríveis e de desrespeito pela vida nos assustam também. Mas não são novidades trazidas pela modernidade. Já nos primeiros tempos, antes mesmo do dilúvio, a maldade do homem e suas atitudes desrespeitosas e grosseiras eram conhecidas. Imaginamos, às vezes, que estupros, homicídios, roubos, maledicências, grosserias, falta de respeito... imaginamos que essas coisas são frutos da modernidade. Que “hoje em dia as coisas estão indo de mal a pior...”. Mas a maldade do homem é absurda desde os dias anteriores a Noé.

No entanto, havia um homem que achara graça diante do Senhor. Ele não havia se contaminado. Seus dias eram maus, ele, provavelmente, aprendera que várias coisas “não tinham nada a ver...”. Ele foi bombardeado com toda informação negativa que levava à violência e à luxúria.

Ele era um homem comum, vivendo o seu tempo, mas, entre todos os homens, Noé achara graça diante de Deus. Hoje, eu me pergunto se é possível manter valores e crenças em um mundo tão devastado pelo pecado. O nosso pecado. Mas, através desse texto de Gênesis, eu posso dizer que é possível.

É possível que meninas jovens e crentes sejam fiéis a Deus e se guardem para o seu marido.
É possível que homens também sejam respeitosos e honestos, mesmo quando não há fiscalização do Governo.
É possível que pessoas entendam que outras pessoas são muitíssimo mais importantes que as coisas que elas possam ter.
É possível criar filhos para Deus e não para o mundo.
É possível amar a Deus e obedecê-lo.

É possível ser honesto, ser justo, ser íntegro, ser irrepreensível, mesmo que estejamos vivendo em um mundo terrível, onde a família perde força e valores ficam distorcidos, onde acontecem os mais terríveis crimes e onde as pessoas valorizam coisas acima de pessoas.

Deus olhou para a terra nos tempos narrados em Gênesis 6, e Ele se agradou de Noé. Desejo que Deus olhe para mim e para minha família, nestes tempos terríveis de falta de amor, e que nos ache de joelhos, invocando a graça da parte de Deus sobre nós.

Um comentário:

  1. Mas quando voutamos um pouco atrás, dias de nossos avós era bem diferente , 2 Timóteo 1 / 5.

    ResponderExcluir