sexta-feira, 15 de junho de 2012

Crente normal

Há alguns dias, estive desabafando com uma pessoa, crente, sobre minhas dores d’alma e problemas de saúde. A resposta que obtive me deixou estarrecida: afinal de contas, o que é que se tem ensinado nas igrejas???

Não consigo transcrever nossa conversa aqui, mas vou parafrasear a opinião dela e de tantas outras pessoas com as quais já conversei.

Segundo essas pessoas, Deus é absolutamente bom e nada de mal pode vir dEle (até aí tudo ótimo). Mas as conclusões decorrentes são completamente antibíblicas. Para elas, crente nenhum precisa sofrer problema de qualquer natureza, pois Deus é o nosso pai e Ele não nos dá sofrimento algum, todo o sofrimento humano (para os crentes) teria sumido depois do sacrifício de Jesus. Se sofremos, dizem eles, é porque demos brechas para o capeta entrar!!! Se sofremos, é porque alguém mau nos fez algo ruim... mas sempre poderemos repreender tudo o que é mau, tomar posse da benção e determinar a vitória!!!

Para nós, os crentes, continuam dizendo, não deve haver doenças, dores físicas, nem remédios ou hospitais... para nós, não deve haver problemas financeiros, nem dificuldades familiares... apenas bênçãos... caso contrário, é falta de fé ou de oração.

Fico estarrecida e recito para essas pessoas vários momentos na Palavra em que Deus levou o povo à humilhação e ao sofrimento, não para feri-lo, mas para demonstrar verdades eternas. Afirmo que até as coisas ruins e até o próprio capeta estão a serviço de Deus e do seu Plano eterno. Penso em José anos a fio na prisão, injustamente. Penso no povo de Israel escravizado por um povo que os acolhera anteriormente. Falo do deserto e dos tempos do exílio e de tantos outros textos... Sabe o que eu já ouvi?

“Quem escreveu a Bíblia, os profetas e coisa e tal, erraram em muitos momentos... não devemos acreditar quando eles falam que foi Deus que mandou essas coisas...  (PASMEM!!!!!) talvez no original hebraico ou grego haja uma mudança de sentido... essas partes da Bíblia não merecem muito crédito... devemos mesmo é nos focar na parte que fala que somos vitoriosos!”

Fico assustada. Há pessoas que defendem que crente que sofre alguma coisa ruim está fora dos propósitos de Deus. Somente podemos sofrer se for por causa da pregação do evangelho.

Vou escrever aqui o que penso e o que compartilhei com algumas pessoas e ainda espero compartilhar mais.

Crente também pode passar por problemas financeiros, pelos mais variados motivos. Crente também sofre humilhações das mais variadas formas. Crente pode ter problemas na família. Crentes podem sofrer males físicos. Crentes morrem com doenças crônicas. Crentes sentem dores de cabeça e de barriga. Infelizmente, crentes fies a Deus podem vir a morrer com câncer. Crentes podem demorar para casar ou até mesmo nem se casar. Crentes podem ter problemas para engravidar. Crentes sofrem todas as dores que naturalmente um não crente também pode sofrer. Às vezes, crentes sofrem essas coisas com mais intensidade que um não crente. Sabe por que?

São dezenas de explicações teológicas... mas eu vou dar duas explicações, pois são essas que ardem no meu coração, consolando-me nas minhas dores (muito embora eu não tenha achado muitos crentes capazes de me dar uma palavra de consolo).

1)      Porque nosso corpo ainda não foi glorificado. Muitos crentes vivem como se já tivessem recebido a coroa da vida. Como se andassem em nuvens e não precisassem pisar o mesmo chão que pisam os imundos pecadores.... mas a verdade é que ainda somos carne e osso. Ainda estamos susceptíveis à morte e às dores. A diferença é que aguardamos ansiosos o momento em que nos livraremos da carga do pecado.



2)      Porque o Senhor nos ama e nos ensina através do sofrimento. É no momento da dor que somos aperfeiçoados. É no momento da dor que entendemos – não apenas com a razão, mas com a alma – que somos completamente dependentes dAquele que nos amou. É no momento dos desertos, quando estamos nos vales da sombra da morte é que nós aprendemos que não devemos temer mal algum, pois o Senhor está conosco. É no momento da angústia que abrimos todas as janelas da nossa alma para o agir do Senhor. Quando a provação nos refina como um metal que passa pelo fogo, nós aprendemos a amar ao Senhor e nos alegrar nEle, ainda mesmo que nossos olhos estejam cheios de lágrimas.

Querido crente normal, Deus é absolutamente bom!!! Mesmo que suas dores e lutas estejam machucando a sua alma... lembre-se, Ele tem ouvidos para ouvir, Ele escuta o choro e a oração de quem se humilha diante dEle, Ele pode curar, abrir portas, trazer vitórias, Ele se compadece de nós, Ele nos ama, no entanto, ainda mesmo que nada mais Ele te dê, Ele continuará sendo o bondoso Pai de amor que nos salvou. O amor dEle se manifesta em dias bons e também nos ruins. O choro pode durar uma noite inteira (esperamos que não dure), mas o sol vai brilhar maravilhoso logo no amanhecer.

Digo tudo isso com muito temor, pois estou no meio de um deserto terrível e duradouro e minhas forças já desfaleceram várias vezes, mas...

Graças a Deus, inclusive pelas nossas provações! Aleluia!

“Tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” Tiago 1: 2 a 4.

A propósito, deixo abaixo um link de uma mensagem curtinha (duas postagens no “youtube” de média de 10 minutos) do Pastor Jeremias Pereira, que muito falou ao meu coração:


Um comentário:

  1. Deus realmente é amor, mais daí a dizer que nós crente não podemos sofrer é uma grande idiotice, pois o sofrimento é para fortalecer nossa fé, e muitos dos sofrimentos são consequências de escolhas erradas que fazemos

    ResponderExcluir