sexta-feira, 1 de junho de 2012

Abigail: atitude certa, na hora certa!!!


Sempre fico impressionada quando me deparo, na leitura da Palavra, com mulheres que mudaram a historia ou ajudaram a construí-la. Mulheres servas do Deus Vivo. Eu fico espantada, porque as histórias bíblicas se passam em um contexto patriarcal e em um tempo muito cruel com as mulheres. A Lei de Israel protegia as mulheres em muitos momentos, mas o tempo no qual a história delas foi construída atribuía-lhes o mesmo valor que um objeto. Um objeto caro e útil, mas um objeto. Por isso é tão fenomenal quando elas se tornam senhoras da sua própria história.

Abigail é uma mulher intrigante.

Inteligente, perspicaz, sábia e linda e ao mesmo tempo humilde, serva, delicada e amável. Logo nos primeiros momentos da narrativa bíblica, ela é chamada de “sensata e formosa” (I Samuel 25:3).

No entanto, essa mulher preciosa era casada com um homem mau. Grosseiro, rude e imprudente. A atitude de Nabal perante os servos de Davi poderia ter custado não apenas a sua própria vida como também a vida de toda a sua família. Haveria grande morticínio na sua casa, não fosse a atitude correta, na hora certa, que sua mulher Abigail tomou.

Em quê Nabal estava pensando? Se é que “tolo” pensa? Ele achou que Davi, com aquele exército de valentes iria “colocar o rabinho entre as pernas” e sair de cabeça baixa? Ele achou que poderia usufruir da proteção daqueles homens sem lhes devolver nada em troca? Ele achou mesmo que gritaria um monte de desaforos para um grupo de homens armados e não sofreria dano? Como ele pôde não pensar em sua família? Com todo aquele dinheiro e aquele “tino” para os negócios ele não foi capaz de avaliar os riscos? Ou não se importou?

Muitos homens dos nossos dias também são assim: maus. Eles podem estar entre os homens mais ricos e poderosos da região (exatamente como Nabal estava), ou podem estar nos becos e morros das cidades usufruindo de “poder” através de suas armas. São homens (e mulheres também) parecidos com Nabal, pois proferem injúrias gritando, usam de violência para com os mais fracos e inocentes, e enriquecem às custas da mais absurda falta de valor pela vida do outro. Homens assim somente conseguirão enxergar o absurdo de suas próprias ações através de um toque do Senhor.

Mas eu quero mesmo é falar de Abigail. Mulher interessante. Tem que ser mesmo muito forte e equilibrada para ficar de pé diante de um exército de homens armados, liderados por um homem irado, chegar perto, olhar olho no olho desses homens e falar palavras sábias que acalmam a alma como água fresca no deserto. A atitude certa, na hora certa.

Nada vale a atitude errada na hora certa. Nada vale a melhor atitude na hora errada!

Muitas vezes estamos diante da oportunidade perfeita, mais agimos de forma errada. O marido que não acolhe a esposa no momento de maior sensibilidade dela. A esposa que não elogia a forma carinhosa ou prestativa com a qual o marido agiu. O patrão que ignora as qualidades do empregado esforçado. A mãe que não escuta as histórias que o filho tem para contar enquanto ele ainda é criança. Os filhos adolescentes que não entendem o cuidado dos pais. O líder que deixa de observar que os liderados estão ficando desanimados.

Quando a oportunidade passou.... a esposa sensível já se tornou amarga, o marido perdeu o interesse em ser carinhoso ou prestativo, o empregado já arrumou outro emprego, o filho cresceu e não tem mais histórias para contar, os pais envelheceram sem saber o tanto que são amados e os liderados se foram.

Imaginem se nossa heroína agisse com arrogância? Gritasse que havia trazido doações, mas que não era para Davi ficar mau acostumado, ela não ia ficar sustentando “marmanjo”. Abigail precisava de espírito manso e humilde, essa era a atitude certa.

Imaginem se Abigail esperasse mais algumas horas para começar a separar as doações para o exército de Davi? A Bíblia diz que ela começou a se preparar com toda a pressa possível. O tempo estava passando. A oportunidade estava se esvaindo. Acorda, Abigail, esta é a hora certa!

Tenho pensado muito nesses dias: como é difícil agir como Abigail, como é difícil agir corretamente na hora exata da necessidade. Mas a Palavra nos ensina que Deus concede sabedoria liberalmente, àqueles que recorrem a ele.

Deus nos ajude a discernir a forma mais sábia de agir nas mais diversas situações e contextos e nos capacite com ousadia e força para agir da maneira certa na hora certa.

2 comentários:

  1. É incrível que uma atitude que deveria ser comum ganha grande destaque e brilhantismo. Isso se deve a nossa sociedade que se encontra extremamente doente!!! Achar o equilíbrio entre falar e deixar de falar, agir e deixar de agir tornou-se um privilégio para poucos! Esta sabia mulher deixar um importante alerta para nós. Homens a tolice pode trazer a espada para sua casa, mulheres a sabedoria pode salvá-la. Que Deus nos ajude a desenvolver este equilíbrio e assim afastar a espada de nossas casas!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma mulher virtuosa, cheia de coragem eh Fé em Deus.👏👏👏👏 Pastora vera.menezes

    ResponderExcluir