quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A honra dos Coatitas


Números capítulo 4 e Números 7: 1 a 9

A tribo de Levi tinha sido entregue a Arão e a Moisés (descendentes de Levi) para o serviço do tabernáculo. Todo primogênito dos filhos de Israel, que pertenciam ao senhor desde a primeira páscoa, no Egito, foram resgatados pela dedicação de todo homem levita ao serviço do Senhor. Isso aconteceu em Nm 3: 40 a 51.

A tribo de Levi era formada por três principais famílias: os coatitas, os gersonitas e os Meraritas.
Cada uma dessas famílias recebeu um ofício específico em relação ao tabernáculo, especialmente em caso de necessidade de se desmontar o templo para levantar acampamento. É aí que entra a grande honra dos coatitas.

Os filhos de Gérson e os filhos de Merari, ambos sob a direção de Itamar, filho de Arão, levariam as cortinas do templo, suas estruturas pesadas, a porta, os demais utensílios e etc...
Mas os filhos de Coate, sob a direção de Eleazar, filho de Arão, levariam a mesa da proposição, o candelabro, o altar do incenso e, principalmente a arca do testemunho.

Quando nos deparamos com essa divisão do trabalho, percebemos claramente a honra, o privilégio e a responsabilidade  concedida aos filhos de Coate. Eles carregariam os utensílios feitos de ouro, aqueles que ficam no santuário. Esses utensílios estariam cobertos com um pano, de forma que ninguém os veria, mas todos sabiam o que estavam carregando e era a parte mais sagrada e mais preciosa do santuário de Deus.

No entanto, quando chegamos ao capítulo 7, nos deparamos com 6 carros e 12 cavalos doados pelos príncipes dos filhos de Israel. Sabe quem ganhou carros? Os filhos de Gérson (2 carros e 4 cavalos) e os filhos de Merari (4 carros e 8 cavalos).

Mas os filhos de Coate deveriam carregar nos ombros os utensílios mais preciosos do santuário.
Em alguns momentos, acho que a caminhada pelo deserto com algo tão pesado nos ombros deve ter sido muito penosa. Sem contar a responsabilidade e o cuidado que demandava a tarefa.

Alguns de nós, se estivéssemos na situação dos coatitas, iríamos murmurar e clamar por carros e cavalos para ajudar na tarefa de carregar a parte mais sagrada da aliança de Deus com seu povo.

Hoje, nosso peso não é físico. Os coatitas carregavam a arca da aliança. Nós carregamos a nossa cruz.
Achamos pesado demais certas ordenanças. Honrar pai e mãe parece coisa do passado. Perdoar parece pesado demais, nos sentimos injustiçados. Fugir da aparecia do mal parece um peso desnecessário. Casar virgem parece um grande peso, a esposa ser submissa ao marido e o marido ser o líder de seu lar parecem pesos insuportáveis. Amarmos a Deus ainda que em tempo de profunda dor da alma é quase impossível.

O sentido da Palavra que nos direciona a carregamos a nossa própria cruz, nos mostra que essa vida passageira não é sempre delicada e colorida, às vezes meus joelhos tremem com o peso da cruz, às vezes eu caio e não consigo me levantar, às vezes solto a cruz e caminho longos passos, mas sempre volto, coloco minha cruz nos ombros e continuo caminhando, rumo a Glória.

Que o Senhor Jesus nos ajude a carregar a nossa cruz, vivendo a alegria dos dias bons e o consolo dos dias ruins. Sem murmurar, sem desistir, pois um breve tempo com a cruz nos direciona a uma eternidade com uma coroa.
Esse é o evangelho que eu conheço e amo. Sim! Eu amo a mensagem da cruz.

38 comentários:

  1. VERDADE,OBTER HONRA REQUER PAGAR UM PREÇO DE LEVAR NOSSA CRUZ. CHORO,ORAÇÃO E PACIÊNCIA NA TRIBULAÇÃO, FAZEM PARTE DESSE PACOTE, MAS QUEM CONSEGUE SE ADEQUAR A CRUZ E CONVIVER COM ELA TEM GRANDE HONRA DIANTE DO SENHOR!, E É UM VENCEDOR.

    ResponderExcluir
  2. VERDADE,OBTER HONRA REQUER PAGAR UM PREÇO DE LEVAR NOSSA CRUZ. CHORO,ORAÇÃO E PACIÊNCIA NA TRIBULAÇÃO, FAZEM PARTE DESSE PACOTE, MAS QUEM CONSEGUE SE ADEQUAR A CRUZ E CONVIVER COM ELA TEM GRANDE HONRA DIANTE DO SENHOR!, E É UM VENCEDOR.

    ResponderExcluir
  3. realmente fazer o querer de deus ,na bençao e facil masna luta e complicado,mais em cristo somos mais quevencedores amem

    ResponderExcluir
  4. Pr. Geovane do carmo2 de janeiro de 2017 às 02:43

    Parabéns gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. muito bom andar na direção de Deus.porem tem um preço muito alto que em nós não parece ter vantagem.mas se confiarmos em Deus ele nos suprirá em tudo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por essa explanação, é verdade, queremos muita das vezes facilidades para fazer o ide do Senhor, mas façamos como os costuras que apenas com a força física trabalharam com dedicação e alegria, que possamos semelhante fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Muito feliz no estudo,visao bíblica,os tempos estado difíciles,os bons costumes bíblicos e da Igreja de Cristo estao sendo teocado por uma.graça sem graça que as santas escrituras nao ensina. Agora se tao dizendo que Jesus so quer o coração,(ASSIM RESPLANDEÇA A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS,PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI,QUE ESTA NO CÉU.) MT 5.16 A SENSUALIDADE,LIBERTINAGEM,FALTA DE TEMOR DENTRO DA CASA DE DEUS! Mas Jesus esta voltando p buscar uma.igreja Santa.Aleluia

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Ótimo aprendizado.
    Que Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  9. Esses utensílios representa os valores morais que muitos tem largado em troca de valores que tem levado pessoas a ruína...que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos ajuda a ser um verdadeiro Coatita...gostei!

    ResponderExcluir
  10. Esses utensílios representa os valores morais que muitos tem largado em troca de valores que tem levado pessoas a ruína...que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos ajuda a ser um verdadeiro Coatita...gostei!

    ResponderExcluir
  11. Esses utensílios representa os valores morais que muitos tem largado em troca de valores que tem levado pessoas a ruína...que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos ajuda a ser um verdadeiro Coatita...gostei!

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Uma benção de Deus para os nossos dias!!!!!

      Deus abençoe vocês sempre em nome de Jesus!!!!

      Excluir
  13. Disse Jesus: Quem quiser vir após mim tome a sua cruz e siga-me; Sabemos que não é fácil e que a cruz realmente é pesada e nem sempre nos damos conta, não só do peso, mas da responsabilidade de conduzir essa cruz, irmãos a cruz significa renúncia, é deixar de lado o nosso querer, se analisarmos a missão dos Coatitas vemos que tiveram a honra de serem escolhidos para conduzir os objetos sagrados e especiais que encontravam -se na Tenda da Congregação. Parecia que seria mais fácil para os cotistas a condução desses objetos por serem os vasos e a Arca do Testemunho; enquanto os gersonitas e meraritas, conduziriam as cortinas, e as estruturas pesadas, a porta, e os demais utensílios. Vemos que os coatitas levariam os vasos de ouro cobertos por um pano; no entanto, mais adiante foram doados pelos príncipes de Israel 6 carros e 12 cavalos, para conduzirem os pertences da tenda da congregação o que iria aliviar o peso dos ombros daqueles que executavam o transporte das coisa sagradas da casa do Senhor, mas os coatitas que foram escolhidos para conduzirem os objetos mais sagrados, os quais tiveram a grande honra de tocar nas coisas mais especiais, não foram contemplados com carros e cavalos para os ajudarem nesse transporte. Irmãos quanto maior a honra, maior a responsabilidade. Fomos privilegiados em recebermos o maior presente: a salvação então tomemos nossa cruz e sigamos o Salvador, a cruz é pesada, o caminho longo, haverá no percurso: sol, montanhas, pedras, noite, mas o Senhor nos ajudará a atingirmos o nosso alvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que reflexão maravilhosa e bastante pertinente

      Excluir
  14. Amei esse comentário acima
    "Irmãos quanto maior a honra, maior a responsabilidade. Fomos privilegiados em recebermos o maior presente: a salvação então tomemos nossa cruz e sigamos o Salvador, a cruz é pesada, o caminho longo, haverá no percurso: sol, montanhas, pedras, noite, mas o Senhor nos ajudará a atingirmos o nosso alvo.

    ResponderExcluir
  15. Que texto lindo! Deus abençoe grandemente 🙏

    ResponderExcluir
  16. Cada carro com 02 (bois) e não cavalos. O texto sagrado fala de bois. Nm 7.3. Mas sobre tudo, boa reflexão!

    ResponderExcluir
  17. Estava procurando um melhor entendimento do pq que os ciatitas receberam esta incumbência e achei excelente a explicação, Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  18. Achei esta explicação excelente estava querendo entender melhor esta passagem. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  19. Que ensino maravilhoso! os instrumentos mais pesados foram levados nos ombros, além de serem mais pesados por serem revestidos de ouro, a importância desses utensílios era bem maior.

    ResponderExcluir