segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Josué - não tão grande como Moisés...


O texto de Josué capítulo 1, até o versículo 9, retrata um momento extraordinário na vida de Josué. O Deus de Israel estava falando com ele.
Desde novo, Josué servia a Moisés, estava junto dele em momentos decisivos da história, como em parte do tempo no monte Sinai (Êxodo 32:17),  aprendia diretamente com o próprio Moisés e via grandes coisas acontecendo. Ainda muito jovem acostumou-se em ficar pertinho da Glória e da presença de Deus (Êxodo 33:11). Por ser reconhecida em Israel a sua importância, foi escolhido dentre os espiões de Israel, em Números capítulo 13. Também era forte guerreiro e não se acovardou diante da ameaça que representavam os gigantes de Canaã, haja vista como se portou em Números 14:6 e 30.
Tendo em vista todos os detalhes que nos traz a Palavra, sabemos que Josué era homem íntegro. Mas não era como Moisés.
Moisés foi o maior dentre todos os nascidos de mulher, abaixo apenas do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Palavra reserva grande parte da sua narrativa para nos contar como foram os episódios relacionados ao nascimento e à morte desse homem. O próprio mundo espiritual sabia que estava nascendo um grande homem de Deus, pois, assim como no nascimento de Jesus, houve um decreto para que todos os meninos das famílias de Israel morressem, numa tentativa de impedi-lhe o nascimento. O próprio DEUS ETERNO testemunhou a respeito de Moisés de forma a deixar claro que nenhum outro havia como ele (Números 12: 6 a 8). Moisés via a forma de Deus e falava com Ele como qualquer um fala com o seu amigo (Êxodo 33:11). O Grande Deus fez o sepultamento de Moisés (Deuteronômio 34:6). A Palavra mesmo afirma que nenhum houve como ele (Deuteronômio 6:10). Não houve, em toda a história, um homem como Moisés, abaixo apenas de Cristo, o Messias.
No entanto, lá estava Josué, nosso personagem, diante de Deus, recebendo a missão de ser o sucessor do homem extraordinário que foi Moisés.
Deus tinha uma missão para Josué. Um grande e importante povo precisava de um líder. Muitas guerras precisavam ser feitas. Um mapa de Israel precisava ser desenhado. Muitos guerreiros precisavam de direção. O grande e esperado momento da história de Israel estava para acontecer: a entrada na terra prometida.
Josué não era como Moisés, mas tinha uma missão a cumprir e ela precisava ser cumprida imediatamente.
Consigo enxergar três lições nesse trecho da Palavra:
1)      Muitas vezes não somos tão grandes como achamos que deveríamos ou como gostaríamos de ser. Muitos ministros do evangelho não são tão importantes como gostariam. Muitas igrejas não serão grandes como sonham. Muitos crentes não serão afamados como grandes evangelizadores. Muitas mulheres são colunas de oração, mas não receberão a honra que acham que deveriam. Muitos profissionais, pais e mães de família, não serão gigantes como gostariam. Mas há uma missão para cada um de nós, um propósito para cada vida que se rende a Jesus. Discípulos para cada mestre. Alunos para cada professor. Igrejas para cada pastor. Trabalho e ceifa para cada obreiro. O Senhor nos chama para cumprirmos o propósito dEle nas nossas vidas e esse propósito é que sejamos imitadores de Cristo, testemunhas do evangelho e adoradores do Deus vivo e verdadeiro. Qual será nosso chamado específico e qual será a nossa missão depende dEle. Quais serão nossos dons e talentos e quais serão nossas habilidades pessoais depende da Graça dEle. Mas nós não podemos nunca viver sonhando com coisas maiores se não somos capazes de cumprir os propósitos de Deus para nós agora.
Não estou, de forma alguma, fazendo um elogio à mediocridade. Tudo o que nos vier à mão devemos nos esforçar ao máximo para fazer com excelência. E devemos nos alegrar com a Graça maravilhosa de Deus que nos permite sermos usados por Ele como pais, mães, mestres, líderes, pastores, evangelistas, profissionais, servos, ministros de louvor... quer influenciando muitos, quer influenciando poucos.

Quer você seja Moisés, quer você seja Josué, quer você seja um anônimo, alegre-se na graça do Senhor e cumpra sua missão.

2)      No texto que destacamos no início, vemos o Altíssimo falando ao coração de Josué. Deus disse que seria com ele, que estaria como ele, que daria vitória e honra. Mas uma coisa o Senhor destacou com veemência:
“não cesses de falar do Livro dessa Lei”. O próprio Deus de Israel destacou para Josué a importância da Palavra.
É na Palavra que temos os princípios para uma vida e para um ministério bem sucedidos. É na palavra que encontramos conteúdo para uma vida espiritual sadia. É na Palavra que encontramos direção. É através da Palavra que conhecemos a vontade de Deus. É através da Palavra que conhecemos ao próprio Deus.
De todas as buscas que um homem pode e deve fazer, a melhor e mais excelente delas é a do conhecimento da Palavra de Deus e a Palavra de Deus é a Bíblia.

3)      Por último, destacamos como o Senhor fortaleceu a alma de Josué. Ele disse (e Ele não mente) que “assim como fui com Moisés, serei contigo”; “ninguém te poderá resistir todos os dias da sua vida”; “não temas nem te espantes, porque Eu, o Senhor teu Deus, sou contigo por onde quer que andares”.
Não importa o tamanho da sua missão, o Deus de Moisés, o Deus de Abraão, o Deus EU SOU, estará contigo. Ele te fez mais que vencedor. Ele te deu o Espírito Santo e te ajudará em cada uma das suas necessidades, porque o Senhor dos Exércitos é quem cuida de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário